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Venda de Fim de Ano: 6 passos para vender mais

A venda de fim de ano é uma produtora recorde de demandas e oportunidades de vendas para o comércio varejista, atacadista e prestadores de serviços de vários segmentos. Isso se desenvolve, também, por conta do 13º salário, que incentiva diretamente no aumento do volume de dinheiro circulando no mercado.

Vale ressaltar que nessa época do ano temos data comemorativas/promocionais, que também ajudam muito. A começar pelas festas de fim de ano tradicionais, que são o natal e o réveillon e algumas outras mais estratégicas como a black friday e o período de férias escolares.

venda de fim de ano
Com o objetivo de aproveitar as oportunidades dessa período de final de ano, é importante que as empresas e as marcas iniciem o planejamento com bastante antecedência. Afinal, é preciso de tempo hábil para que haja prazo de produção e distribuição do estoque. Outro benefício do planejamento é que as indústrias conseguem oferecer melhores condições de pagamento e prazos de entrega para o setor varejista.

O ponto de partida para a criação de um planejamento de ações, que serão executadas nesse período é a decisão do empresário e dos resultados que ele espera alcançar no período. Esse início é influenciado por vários fatores, exemplo: questões econômicas, disponibilidade de equipe de vendas e, principalmente, visão e sensibilidade do gestor do negócio.

Depois de entender a característica promissora das compras de fim de ano e a importância do planejamento para que as ações sejam assertivas, está na hora de te ajudar! Separamos seis dicas que podem fazer o seu final do ano bem sucedido, confira:

1. Venda de Fim de Ano: Organize e planeje seu estoque

Toda discussão que envolve empreender pode e de ser iniciada pelo planejamento. E no que toca ao mundo varejista, o estoque será o maior beneficiário de uma boa preparação prévia. E, claro o consumidor agradece.

Por isso, a nossa dica é que você faça uma boa análise dos anos anteriores de vendas para que os mesmos funcionem como base de comparação para as próximas ações. Em outras palavras, o quanto foi vendido e como você vai se preparar pro próximo período. Com margens positivas ou negativas de mercadorias e lucros.  

Outro ponto importante é manter sempre atualizado os seus contatos com fornecedores. E assim, respeitar a sazonalidade de produção de cada um. Para que você tenha sempre o necessário na hora certa e de acordo com a necessidade/desejo do seu cliente.

2.  Venda de Fim de Ano: Invista em Marketing

Marketing é essencial para vendas, principalmente, em datas comemorativas como o natal, ano novo, black friday e etc. É importante mostrar o diferencial da sua loja, empresa ou marca, e faça o seu consumidor escolher você no momento da compra. As mídias sociais e redes sociais são uma boa alternativa para isso.

Nela é possível compartilhar com o seu público as novidades em produtos, ações promocionais como descontos e até mesmo algumas intervenções no espaço físico da sua loja. Isso tudo no meio digital.

Já no meio dito offline, temos uma ação pra lá de tradicional, mas que sempre funciona. As vitrines, que nada mais são os primeiros contatos possíveis dos seus clientes com os seus produtos. Através dela você pode atrair, vender e fidelizar. Essa prática é tão recomendada que temos um post só sobre vitrinismo, confira: clique aqui!

3.   Venda de Fim de Ano: Prepare sua equipe de vendas

Um bom atendimento é decisivo numa finalização de uma compra. Essa questão é agravada por conta da alta concorrência onde há diversas lojas oferecendo produtos e condições de pagamento similares aos seus. Então, cada detalhe faz a diferença.

Por isso, treine o seu time para realizar um bom atendimento, uma boa pós venda para que os seus clientes tenham vontade e motivação para voltar mais vezes. Se possível, amplie o horário de funcionamento do seu estabelecimento. Em outras palavras, ter essa flexibilidade poderá atrair ainda mais clientes.

4.  Venda de Fim de Ano: Disponibilize variedades de pagamento

Os clientes cada vez mais buscam poder escolher a maneira na qual irá realizar os pagamentos. Ofereça descontos em pagamentos a vista, verifique a possibilidade de realizar parcelamentos sem juros e/ou oferecer um prazo maior que o praticado durante o ano. Isto poderá ser decisivo na hora da compra.

5.  Venda de Fim de Ano: Torne seu cliente especial

Crie brindes personalizados com sua marca para oferecer aos clientes que realizarem compras em seu estabelecimento. Exemplo: cartões com “frases únicas” que podem acompanhar a embalagem. Torne seu cliente único e fidelize-o.

6.  Venda de Fim de Ano: Realize ações promocionais

Por último e um dos mais importantes itens: ofereça descontos e promoções. Conceda desconto em compras de mais de 2 itens, faça cupons promocionais, entre outros. Em datas comemorativas, realizar ações como esta, poderá aumentar a probabilidade de  vender mais no fim de ano.

Pois bem, a oportunidade está aí e as dicas par aproveitar da melhor forma também. Sabe o que falta? A nossa Coleção VERÃO 2019, que promete morar nos desejos de todos os seus clientes. Saiba mais clicando na imagem abaixo.

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