O verão ainda nem chegou e já está na hora de renovar as peças da sua loja, com peças da nova estação. Comprando no atacado com antecedência, você garante um bom preço! E a melhor maneira de fazer isso é vendendo todo o seu estoque. Infelizmente, nem sempre conseguimos vender tudo no prazo. E são nestes momentos que as promoções nos ajudam a dar um gás nas vendas. Mas você sabe qual a melhor maneira para acabar com o estoque antes da mudança de estação? Para te ajudar a escolher a melhor forma de fazer a troca de estação das suas peças, separamos 6 dicas que vão fazer toda diferença quando o objetivo é cativar os clientes.
Vale lembrar que seus clientes já estão esperando pelas promoções da temporada. Além disso, essas ações podem trazer novos clientes que estão à procura do seu serviço. Portanto, dedique-se para que o seu estoque acabe, sua clientela aumente e fique mais satisfeita.
Escolha o tipo de ação
Antes de qualquer coisa você deve decidir qual tipo de ação promocional irá fazer. Elas irão mudar conforme o seu objetivo, são várias as estratégias de promoção possíveis. Você pode, por exemplo, oferecer descontos apenas para uma categoria de produtos, por um período ou apenas oferecer cupons de descontos para itens individuais.
Você sabe qual é a diferença entre saldão, queima de estoque, liquidação de etiqueta e promoção? Não? Então confira o nosso infográfico e veja qual delas combina mais com os seus objetivos atuais para acabar com o estoque antes da mudança de estação.
Agora que já sabe qual a melhor ação para a sua loja, você deve determinar as métricas: qual o volume de produtos que você quer vender? Em quanto tempo? Defina melhor o mix de produtos que terão os preços reduzidos e quão agressivos serão os descontos.
Defina o prazo
Definindo o prazo de início e fim da ação, o cliente será mais envolvido e você terá mais tranquilidade para mensurar se deu certo ou não. Não faça ações muito rápidas e nem muito duradouras. Pense no tempo e período que o cliente irá aproveitar mais. Não adianta colocar a ação no final do mês e acabar com ela antes do 5° dia útil, pois seus clientes podem não ter condições para aproveitar.
Além disso, antes de reduzir os preços, avalie a margem de lucro e outros fatores que podem impactar no custo final, como a divulgação e a contratação de funcionários extras. Certifique-se de que a promoção não trará prejuízos para o negócio.
Organize sua loja
Organização é sempre um ponto muito importante, e ela irá agilizar muito o seu atendimento. Monte uma boa exposição dos produtos, separe embalagens de presente já prontas e, principalmente, etiquete todos os produtos. Além disso, mantenha uma boa comunicação visual na loja, através de mensagens claras e de fácil entendimento, não permitindo dupla interpretação.
Uma grande dica é separar espaços próprios para as promoções e deixar expostas as novas peças da próxima estação. Assim você já começa a apresentar e vender a nova coleção.
Use e abuse da divulgação
Em tempos de redes sociais, falta de recursos não é um problema para divulgação. Use a criatividade dentro e fora da loja. No Facebook, por exemplo, você pode criar um evento, explicar como será a ação promocional e quais as principais vantagens dela. Já no Instagram a dica é focar em um conteúdo bem visual. Publique imagens das melhores peças e convide para a ação.
Lembre-se de dentro da sua loja manter uma comunicação clara e objetiva, sem duplicidade de preço nas peças e com todas as regras da promoção bem claras. Se não houver troca de produtos lembre-se de informar isso aos clientes.
Foco no atendimento
Você já está em vantagem em comparação a uma loja online, ou e-commerce. Aproveite a chance e ofereça o melhor relacionamento ao seu cliente. Uma promoção vai trazer novos clientes sim, mas se você não conseguir passar uma boa impressão com um atendimento, não fará com que ele retorne e melhor, indique a sua loja! As pessoas valorizam muito mais um bom atendimento que um preço baixo. Por isso mantenha uma boa equipe, com treinamentos constantes, e um atendimento ágil e gentil. Isso irá aumentar suas chances de acabar com o estoque antes da mudança de estação.
Ofereça algo a mais
Você pode ir além da ação promocional básica. Oferecer algo a mais irá cativar o seu cliente. Se possível ofereça sorteios de peças ou brindes, ou ainda, chame alguma celebridade local que combine com o seu negócio, atualmente muitas blogueiras têm colaborado com a divulgação de marcas e coleções.
Que tal dar um curso sobre as tendências da nova estação? Todo mundo gosta de estar antenado com a moda, mesmo que não vá segui-la, então ofereça um minicurso sobre o que vem por ai. Fizemos uma série de conteúdos sobre as tendências da primavera 2016 e verão 2017, então aproveite:
Conheça a Coleção Primavera 2016 Tendenza
Tendências da Primavera 2016: listras
Tendências da Primavera 2016: vestidos
Tendências para a Primavera 2016 na Moda Masculina
O importante é ser original criando um evento atraente, divertido e diferente.
Conheça a Coleção Verão 2017 Tendenza e escolha as melhores peças para a sua loja: