fbpx

Blog

Gestão de Estoque: 3 dicas para deixar a sua loja organizada

A gestão de estoque é uma alternativa que todo(a) dono(a) de loja quer para ganhar relevância no mercado e destacar o seu negócio com relação à concorrência. Além de proporcionar aos clientes e o público da marca um bom atendimento. Também é fundamental organizar e controlar o estoque de forma assertiva e eficiente.

O sistema de gestão de estoque é um fator importante para garantir que todos ou a maioria dos produtos estejam disponíveis para compra ou teste. Além disso, ele é importantemente para organizar os itens armazenados de forma que sejam facilmente acessados, evitando demora ou algum ruído no atendimento do cliente.  

Depois de entender a importância da organização de cada produto no estoque, separamos neste post tudo o que você precisa saber para fazer essa logística funcionar para a evolução positiva da sua loja. Confira!

gestão de estoque

Gestão de Estoque: classificação e organização de produtos

Um bom começo para o gerenciamento de estoque de uma loja de roupa é classificar os produtos. Essa categorização deve levar algumas questões em consideração. Quanto maior a especificidade, mais fácil será a organização e consequentemente melhor será o atendimento.

Algumas dicas de critérios a serem usados na classificação:

  • gênero (masculino ou feminino);
  • tipos (camisas, camisetas, calças, bermudas);
  • tamanhos (baby look, PP, P, M, G e GG);
  • cores;
  • tipos de tecido.

Depois de classificar, é hora de organizar. A estocagem das roupas pode e deve variar. Podendo ser desde e armários, com várias repartições, bancadas com delimitações, até prateleiras com identificações.

Esse processo é muito importante para que o estoque seja bem sucedido. Pois, caso existam erros, pode haver possibilidade de entrega de produtos errados aos clientes. Além disso, a falta de organização dificulta bastante o controle do estoque.

Gestão de Estoque: fluxo de entrada e saída de produtos

É fundamental criar uma logística de movimentação de mercadoria no estoque da loja. Para que a movimentação siga um fluxo de entrada e saída correto. Isso é possível através da criação de procedimentos que devem seguidos pelos vendedores, estoquistas e colaboradores. Isso tudo para garantir a organização do estoque e facilitando as atividades da rotina da loja.

Para que todo o processo de gestão de estoque funcione é pra lá de importante criar uma rotina de movimentação das roupas (entradas e/ou saídas). Isso pode ser feito através de registro de uma planilha de controle ou sistema próprio de gestão da loja. Afinal, só registrando todos os itens é possível controlar quais são as quantidades disponíveis de cada item e determinar a previsão de demanda de novos pedidos daquele produto para a estocagem.

Gestão de Estoque: inventário

O inventário de estoque é uma prática, que por meio de identificação, classificação e contagem das mercadorias armazenadas, tem como objetivo conferir se esses dados estão de acordo com a realidade.

Então, para que esse processo seja bem-sucedido, é necessário que você tenha um conhecimento detalhado e correto do seu estoque, pois uma falha ou esquecimento na hora de dar baixa nos materiais pode ser capaz de comprometer a gestão dos recursos financeiros.

Pois bem, as dicas de organização do seu estoque estão aí! Sabe o que falta? A nossa Coleção VERÃO 2019, que promete morar nos desejos de todos os seus clientes. Saiba mais clicando na imagem abaixo.

gestão de estoque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *