A época mais aguardada pelos lojistas está chegando. O final de ano é o período de maior faturamento para o comércio em todo mundo. Com as compras de natal, período de férias, viagens e a população recebendo o 13º salário, aumenta a circulação de dinheiro, e quem mais fatura com isso é o comércio
Portanto é muito importante estar preparado para esse momento, para receber um fluxo maior de clientes e conseguir atendê-los da melhor maneira possível, objetivando um consequente aumento no faturamento.
Preparamos algumas dicas de vendas para o fim de ano que você lojista pode aplicar no seu negócio para obter sucesso nesse período. Confira
Planejamento
É muito importante que os lojistas estabeleçam um planejamento prévio de vendas para o fim de ano. Estabeleça qual é o resultado que você deseja alcançar, e o investimento que pretende fazer, de forma consciente. Uma decisão muito conservadora pode implicar na falta de produtos durante o pico de vendas. Assim como uma decisão muito ousada, pode impactar negativamente para a sua loja, pois a empresa começará o ano com o estoque cheio, o que pode levar a necessidade de promoções, impactando na rentabilidade do seu estabelecimento. Portanto a palavra de ordem é planejamento.
Equipe
Com o aumento no fluxo de clientes nesse período muitos estabelecimentos sentem a necessidade de contratar funcionários temporários. O que é uma boa saída, pois mesmo com a correria que essa época representa, a importância de um atendimento de excelência continua sendo a mesmo, afinal um bom atendimento faz toda diferença e pode ser o diferencial do seu negócio.
O que nos leva ao próximo ponto. Invista em capacitações para sua equipe de vendas. Uma equipe bem treinada e alinhada com certeza influenciará no número de vendas. Lembre-se de mantê-los sempre motivados, esse período pode ser cansativo e desgastante, demonstre empatia, faça pequenos agrados, isso também fará a diferença.
Divulgação
Se engana quem pensa que durante esse período não é necessário fazer divulgação do seu negócio, que os clientes chegarão ao seu estabelecimento de forma orgânica. A concorrência atualmente no comércio é enorme e se a sua empresa não destacar-se das demais ela será engolida pelos concorrentes. Invista em comunicação, seja em rádios, revistas, outdoors, se faça ser lembrado. Realize promoções, elas são sempre um ótimos recursos para chamar atenção do consumidor.
Vitrine
A vitrine é o primeiro contato do cliente com a sua loja. Ela deve impacta-lo a ponto deste vir a realizar a ação de entrar no seu estabelecimento, para em seguida consumir seu produto. Faça uma seleção com seus melhores produtos, exponha-os de forma harmônica. Coloque promoções para chamar atenção. Invista também na decoração. O final do ano, principalmente com o Natal é uma época muito festiva e os simbolismos são importantes para compor a ocasião.
A Tendenza deseja a todos os lojistas muito sucesso nesse período e ótimas vendas. E não deixe de conferir nossa coleção de verão e garantir os nossos modelos exclusivos. É só clicar na imagem abaixo e baixar o nosso catálogo. Até a próxima!