Hoje o assunto de consultoria de imagem é bem fomentado nas redes sociais e outras mídias. Mas, temos questões bem básicas dessa área que podemos repensar e até mesmo refletir: a combinação de cores de roupas.
A falta de conhecimento dessas misturas pode causar algumas escolhas não muito equilibradas ou ainda compor uma sequência de produções monótonas e genéricas. Pensando nisso, criamos um guia definitivo para você e suas clientes aproveitarem as cores do guarda roupa com assertividade e estilo confira!
Círculo cromático: o início de tudo
De acordo com a teoria das cores, há três cores primárias, que são: Vermelho, azul e amarelo. Todas as outras cores são oriundas desses três tons.
A partir da junção de duas cores primárias, temos as cores secundárias, que são o verde, laranja e violeta. A cor que é produzida pela mistura de três cores primárias é chamada de cor terciária. Já as cores complementares são os tons que se contrastam em um conjunto de cores conhecido como o círculo cromático, ou seja, que são opostas.
Como fazer a combinação de cores de roupas
O círculo cromático facilita na combinação de cores, pois ele coloca as cores lado a lado em uma diagonal de acordo com sua tonalidade. A partir dele é possível visualizar quais as cores que melhor se harmonizam e aí sim, desenvolver combinações monocromáticas, análogas (parecidas) ou em tríade (em trio). O círculo cromático também se divide em cores quentes e frias, que pode auxiliar em escolhas invernais ou para o verão, por exemplo.
A parte de cima do círculo com as tonalidades de verde, azul, roxo são as cores frias. Já as tonalidades de rosas, vermelhos laranjas e amarelos são as cores quentes. O branco, preto e cinza são cores neutras que podem servir de base para diversas combinações. Então, a combinação das cores neutras com as quentes ou frias podem ser escolhas que proporcionam um “equilíbrio cromático”.
Guia definitivo para a combinação de cores de roupas
Agora vamos dar exemplo de como combinar cores de diversas formas. Esta também é uma forma de você organizar seu guarda-roupa e aprender como combinar peças e acessórios coringas que vão poder ser usados em muitas produções.
As roupas de cores neutras também são ótimas aliadas para complementar ou ser a base do look. Se você ainda não se sente segura para ousar nas cores, ter uma ou mais peças de tons neutros na composição é uma forma de começar a criar produções mais coloridas.
A seguir, confira os tipos de combinações de cores mais comuns e que não tem como dar errado:
1. Combinação monocromática:
A combinação de cores de roupas monocromática é aquela em que se usa diversas tonalidades dentro da mesma cor.
Esta é uma combinação fácil de fazer e também pode-se acrescentar uma peça de uma cor neutra, como roupas brancas, pretas ou cinzas. Confira alguns exemplos:
2. Combinação com cores análogas:
A combinação com cores análogas é quando você combina uma cor primária com suas cores “vizinhas” a ela no círculo cromático. Recomenda-se, entretanto, não misturar cores quentes e frias na mesma composição.
As cores de tons neutros podem ser sempre usados nos acessórios ou como base da combinação. Confira algumas ideias de looks:
3. Cores complementares:
Nesse tipo de combinação, a associação é feita com a cor que está oposta no círculo de cores.
No uso de cores complementares, há a mistura de cores frias e quentes. Esta combinação costuma dar muito certo, pois associa um tom mais vibrante com um mais sóbrio. Veja algumas produções para se inspirar:
Agora que você já sabe as melhores forma para fazer a combinação de cores de roupas, certamente você vai começar a encontrar inúmeras possibilidades de looks em seu guarda-roupa. Para te ajudar mais um pouquinho, temos a nossa Coleção Primavera 2019. Confira!